9 de abr. de 2009

SPA: Síndrome do Pensamento Acelerado


Seu filho tem isso ?
Para complementar o que falamos na última Vigília, vamos colocar mais um trecho do livro do Augusto Cury:
"A educação passa por uma crise sem precedentes na História. Os alunos estão alienados, não se concentram, não têm prazer em aprender e são ansiosos. As causas principais são frutos do sistema social. A mente dos jovens de hoje é diferente dos jovens do passado. A televisão mostra mais de 60 personagens por hora com as mais diferentes características de personalidade. Essas imagens são registradas na memória e competem com a imagem dos pais e professores.
Os resultados inconscientes disso são graves. Pais e professores perdem a capacidade de influenciar o mundo psíquico dos jovens. A maior consequência do excesso de estímulos da TV é contribuir para gerar a SPA, ou Síndrome do Pensamento Acelerado."
A velocidade do pensamento das nossas crianças aumentou, gerando perda de concentração e ansiedade. Essa ansiedade, como Cury diz, gera uma compulsão por novos estímulos, ou seja, crianças que não se satisfazem com "pouco", elas precisam sempre de novos estímulos para aliviar sua ansiedade.São crianças agitadas, inquietas, dispersas, que não conseguem ficar paradas, mexem com os colegas, etc.
Cury acrescenta outros sintomas dessa Síndrome: sono insuficiente, irritabilidade, sofrimento por antecipação, esquecimento, déficit de concentração, aversão à rotina e, às vezes, sintomas psicossomáticos, como dor de cabeça, dores musculares, taquicardia, gastrite.
Cury dá mais algumas causas para essa Síndrome: "A primeira, como disse, é o excesso de estímulo visual e sonoro produzido pela TV. Não estou falando da qualidade da TV, mas do excesso de estímulos, sejam eles bons ou ruins. A segunda é o excesso de informações. Em terceiro, a paranóia do consumo e da estética, que dificulta a interiorização".
Queridos, nossos filhos estão "presos" em nossas casas, inertes diante de uma televisão, sem contato com a natureza, com as coisas simples do viver nem com aquelas brincadeiras tão gostosas que nós brincávamos quando éramos pequenos. O mundo vem mudando de maneira muito rápida. Vamos refletir, vamos voltar ao simples!

Beijos, Tia Márcia e Equipe.

Nenhum comentário: